Universidade Sénior de Alfandega da Fé
Projeto entendido como essencial para a promoção do envelhecimento ativo
Foi inaugurada em Abril de 2012 e conta já com mais de 150 alunos. A Universidade Sénior de Alfândega da Fé funciona nas instalações da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e tem como destinatários pessoas com 50 ou mais anos de idade. Este projeto surge na sequência de outros que o município tem vindo a desenvolver com o objetivo de tornar Alfândega uma vida cada vez mais “amiga dos idosos”.
Num concelho marcado pelo envelhecimento da população, onde mais de tem 30% da população tem 65 ou mais anos e destes mais de 60% vivem sozinhos urge encontrar soluções e respostas para esta problemática. Atenta a esta realidade a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé tem vindo a desenvolver e apoiar projetos que promovem o envelhecimento ativo, participado e com
qualidade. A criação da Universidade Sénior insere-se nessa estratégia. Uma forma de combater a solidão e o isolamento e de contribuir para que estas pessoas se continuam a sentir úteis após o término da vida ativa. O projeto envolve diretamente os seniores e muitos deles aliam a faceta de alunos à de professores.
De segunda a sexta os novos estudantes dividem o tempo entre aulas de trabalhos manuais, motricidade humana, educação física, alfabetização sénior; TIC; malhas; psicologia social; sociologia; inglês de conversação; francês; história de Portugal; expressão dramática e saúde.
A Universidade Sénior de Alfândega da Fé não é uma escola formal, nem vai conduzir à obtenção de qualquer grau académico. É uma escola pensada de acordo com as necessidades, gostos e aptências dos seniores. Trata-se de um local de aprendizagem, mas sobretudo de convívio e sociabilização.
Sem comentários:
Enviar um comentário