sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PATRIMÓNIO

Portal de Entrada da Casa dos Mendonças

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Portal granítico maneirista, de vão recto, com ombreiras flanqueadas por duas meias colunas toscanas e encimado por um frontão. Este é ladeado por dois pináculos nas extermidades e por uma cruz latina ao centro e ornado com decoração central de dois círculos concêntricos em alto relevo, com quadrifólio central em baixo relevo. As (...)

Capela de São Sebastião

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Capela de planta rectangular, com frontispício rematado por um campanário barroco de um arco, ornado com colunelos pseudo-salomónicos embebidos, com decoração vegetalista. Acesso: Lg. de São Sebastião. Protecção: Proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Capela da Família dos Ferreiras

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Protecção: Proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Capela da Misericórdia de Alfândega da Fé

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Protecção: Proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Castelinho e Aldeia Velha

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Povoado alti-medieval de casas de planta rectangular, em alvenaria de xisto, com cobertura em telha, defendido por uma cintura de muralhas. Acesso: Estradão florestal a partir da aldeia do Castelo em direcção NE. Protecção: Proposto como Monumento Nacional pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Torre do Relógio

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Torre medieval de planta quadrangular em aparelho de alvenaria de xisto, integrando provavelmente uma muralha medieval, e remodelada na Época Contemporânea. Acesso: Rua do Relógio. Protecção: Proposto como Imóvel de Interesse Público pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Castelo de Alfândega da Fé

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Protecção: Proposto como Imóvel Interesse Público pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Entrada da antiga capela da Casa dos Távoras

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Alfândega da Fé Acesso: Sede concelhia Protecção: Proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.

Sem comentários: