sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mestre José Rodrigues


(Foto Wikipédia)

Nasceu em Luanda em 1936.
Formado em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Fundador e Presidente da Assembleia-geral da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas.
Condecorado, em 1994, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Já executou mais de 100 medalhas para diversas entidades. Encenou várias peças de teatro em Portugal e no estrangeiro. Colabora com poetas e escritores na ilustração de livros. Tem realizado vários monumentos e esculturas em Portugal e no estrangeiro: Paços de Ferreira, Arcos de Valdevez, Macau, New Bedford, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde. Expõe individualmente desde 1964, e desde 1973, que participa em  várias exposições colectivas, nomeadamente em S. Paulo , Viena, Madrid, Veneza, Budapeste, Washington, Índia, Porto, Lisboa, Bremen, Düsseldorf, Kassel, Caminha, Luxemburgo.

Prémios
Prémio Amadeu Souza-Cardoso; Prémio da Imprensa pelo melhor espaço cénico realizado em Lisboa (1972); Prémio de Escultura na Bienal de Vila Nova de Cerveira (1980); Prémio Soctip "Artista do Ano" (1990); Prémio "Tendências de Arte Contemporânea em Portugal" atribuído pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (1994).
Está representado em várias colecções particulares e no estrangeiro.
Algumas obras que nos são "próximas": Cristo do Seminário Diocesano, Monumento ao Pescador, Estátua ao 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Sem comentários: