quinta-feira, 4 de julho de 2013

SOLAR DO VISCONDE DE VALPEREIRO


José Manuel Martins Manso foi grande proprietário no concelho de Alfândega da Fé. Em 1897 foi agraciado pelo Rei D. Carlos com o título de Visconde de Vale Pereiro, localidade onde tinha um solar. Por esse tempo mandou construir esta casa na praça principal de Alfândega da Fé. Na mesma propriedade o Visconde mandou colocar um portal de granito, encimado por uma cruz, proveniente de uma casa da família Távora- que comprara alguns anos antes. Dessa casa retirou esse portal e o campanário, que doou à Paróquia para a Capela de São Sebastião. No século XVIII os Távoras tinham grande influência em Alfândega da Fé com 150 habitantes e o Marquês de Távora tinha vários direitos reais.

Actualmente a Casa pertence aos herdeiros da Senhora D. Rosa Maria Cândida Manso de Mendonça, que a herdou de seu pai, o primeiro Visconde  de Vale Pereiro. A sua fachada principal do edifício apresenta ,  ao nível do andar térreo, três portas, separadas por duas janelas em forma de óculo. O andar nobre integra cinco janelas de sacada em que está presente uma hierarquia: a varanda central é de pedra, enquanto as restantes são de ferro. A encimar, um brasão de armas estilizado, com uma coroa de Visconde.

Como refere João Batista Vilares “(…) O principal largo da vila é o campo da feira que é amplo e bem arborizado. É pelo meio dele que passa a estrada. Ali ficam os Paços do Concelho, cadeia e as casas mais bonitas da vila, destacando-se de entre elas o Palacete do Visconde de Vale Pereiro (…)”

Sem comentários: