sábado, 24 de julho de 2010

1º FORAL: 8 de MAIO de 1294


1º FORAL- 8 de Maio de 1294
Em 8 de Maio de 1294, D. Dinis concedeu a Alfândega da Fé e seu termo o primeiro foral, um documento curto que para além de definir o território indicava os direitos e deveres dos seus habitantes.
Transcrições:
“ Em nome de Deus ámen. Saibam quantos esta carta virem e ler ouvirem que eu D. Dinis pela graça de Deus Rei de Portugal e do Algarve em conjunto com minha mulher Rainha dona Isabel e com meus filhos infantes D. Afonso e D. Constança faço carta de foro para todo o sempre aos povoadores e moradores da minha vila e do Castelo de Alfândega da Fé (…)”
“Daí em diante dêem a mim e a todos os meus sucessores cada povoador ou morador dez soldos de Portugueses por dia de S. Martinho em cada ano.”
(…)
“E eu não devo dar dar essa terra a Rico-homem nem a Rica-dona nem entrem aí salvo se for de passagem e se ali entrar não fique mais do que um dia. E aquelas coisas que aí gastar pague-as como as apreçarem os juízes”
(…)
“E eu dou a eles por termo dessa vila de Alfândega da Fé como parte com Sambade. E como parte Vila Flor e com a Torre de Moncorvo e como parte com Mós, pela linha do Sabor e como parte com Mogadouro por essa linha do Sabor e como parte por Chacim (…)”

Sem comentários: