sábado, 5 de dezembro de 2015

Pedra Escrita de Redevides

Conjunto de gravuras rupestres proto-históricas realizadas ao ar livre sobre um bloco de xisto rente ao solo, com uma superfície quase lisa, orientado a sudoeste. As gravuras consistem em triângulos, formas em escada, cruciformes, quadrados e rectângulos e ferraduras. O afloramento principal tem um motivo central de tipo idoliforme.
Proposto como Monumento Nacional pelo PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994.
MORADA
EN 587 (Santa Justa - Eucísia), a cerca de 300 m da aldeia de Santa Justa desvio para a Quinta de Ridevides. Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Eucísia
 Descrição:
Com uma superfície quase lisa, o afloramento de xisto surge rente ao solo. Nele podem-se ver múltiplos motivos realizados com técnica filiforme e abrasiva e algumas picotagens que aparentam ser mais recentes. Próximo deste afloramento existe outro de menores dimensões que mostra também alguns motivos incisos mas em menor número. Os motivos gravados são triângulos, cruciformes, quadrados, formas em escada, rectângulos e ferraduras. Enquadramento: A pedra Escrita de Ridevides encontra-se num pequeno vale junto à Ribeira da Vilariça e a cerca de 750m da Quinta de Ridevides. À sua volta cresce vegetação rasteira e arbustiva. Nas proximidades existem campos cultivados com oliveiras.
Época: Proto-Histórica
Localização:
Eucísia,
Alfândega da Fé,
Bragança

Sem comentários: