quinta-feira, 4 de julho de 2013

PALACETE DO VISCONDE DE VALE PEREIRO


José Manuel Martins Manso foi grande proprietário no concelho de Alfândega da Fé. Em 1897 foi agraciado pelo Rei D. Carlos com o título de Visconde de Vale Pereiro, localidade onde tinha um solar. Por esse tempo mandou construir esta casa na praça principal de Alfândega da Fé. Na mesma propriedade o Visconde mandou colocar um portal de granito, encimado por uma cruz, proveniente de uma casa da família Távora- que comprara alguns anos antes. Dessa casa retirou esse portal e o campanário, que doou à Paróquia para a Capela de São Sebastião. No século XVIII os Távoras tinham grande influência em Alfândega da Fé com 150 habitantes e o Marquês de Távora tinha vários direitos reais.

Actualmente a Casa pertence aos herdeiros da Senhora D. Rosa Maria Cândida Manso de Mendonça, que a herdou de seu pai, o primeiro Visconde  de Vale Pereiro. A sua fachada principal do edifício apresenta ,  ao nível do andar térreo, três portas, separadas por duas janelas em forma de óculo. O andar nobre integra cinco janelas de sacada em que está presente uma hierarquia: a varanda central é de pedra, enquanto as restantes são de ferro. A encimar, um brasão de armas estilizado, com uma coroa de Visconde.

Como refere João Batista Vilares “(…) O principal largo da vila é o campo da feira que é amplo e bem arborizado. É pelo meio dele que passa a estrada. Ali ficam os Paços do Concelho, cadeia e as casas mais bonitas da vila, destacando-se de entre elas o Palacete do Visconde de Vale Pereiro (…)”

Sem comentários: