segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ANOS 1900

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
Alfândega de

Outros Tempos – 7



Regresso às fotos antigas e confesso que não resisti em publicar rapidamente mais este conjunto, que acaba de me chegar às mãos, uma vez mais através de Maria do Carmo Trigo, a quem agradeço a atenção e a preocupação em que estes documentos possam ser divulgados.
A maior parte destas fotos são fundamentais para se perceber melhor a evolução urbana da nossa Vila, mas como nenhuma delas tem data terei de fazer alguma pesquisa adicional para as enquadrar melhor no tempo, embora avance já a época provável em que foram tiradas. Esse trabalho fica para outra ocasião e possivelmente para outro tipo de edição. Para já ficam estas notas e o valor das imagens, que são raras e possivelmente do conhecimento de poucas pessoas.
Pelas minhas contas, estas fotos vão de finais dos anos 20 até finais dos anos 30, princípio dos anos 40 do século passado. Já veremos por que razão identifico este espaço de tempo.

Do antigo Tribunal ao edifício da Câmara Municipal


Parte poente do antigo edifício do Tribunal e Câmara Municipal. No lado esquerdo da foto pode ver-se um dos antigos marcos de água.

 Ao contrário do que se possa pensar, o edifício da Câmara Municipal (não o actual, que é a “Casa Grande”de Júlio Pereira, mas o que fica na praça do Município e é a esse que me vou referir) foi construído depois do Jardim Municipal se ter iniciado e, naturalmente, o Coreto que ali se encontra.
As datas destas obras são um assunto que vou trabalhar dentro de algum tempo, mas para já fica esta breve informação: ao contrário do que eu próprio pensei durante muito tempo, o edifício da Câmara Municipal foi praticamente construído de raiz, tendo aproveitado, quando muito, algumas paredes do edifício anterior. O estilo arquitectónico é completamente distinto e pode considerar-se o mais expressivo exemplar da arquitectura do Estado no nosso concelho, também designada por estilo “Português Suave”.
As fotos até agora conhecidas do antigo edifício que existia na praça, construído durante o século XIX, permitiam observar apenas parte da fachada principal, mas estas que agora publico mostram pormenores e, inclusive, as traseiras, sendo evidente a existência de janelas nas águas furtadas, uma característica de muitas das construções da Vila que ainda hoje se pode observar.

O mesmo edifício, fotografado a partir da Empresa Alfandeguense. Repare-se no poste de iluminação pública, ainda antes de haver electricidade na Vila.
Este edifício que as fotos mostram foi Tribunal e também Câmara Municipal. Possivelmente foi aqui que se leu o Auto de Proclamação da 1ª República e Simão Machuca tomou posse como primeiro Presidente da Comissão Municipal Republicana que substituiu a equipa anterior ao 5 de Outubro de 1910.
A praça era então um amplo largo por onde passava a única estrada que ligava a Vila ao resto do mundo! Uma estrada de “Macadame” (o nome vem do engenheiro escocês John Loudon MacAdam, que desenvolveu este tipo de piso por volta de 1820) construída na segunda metade do século XIX, no contexto das obras públicas do Fontismo, classificada então como estrada distrital e que mais tarde passaria a estrada nacional 215, designação que ainda mantêm. Ligava Alfândega da Fé a Macedo de Cavaleiros, pela Saldonha-Peredo e seguia até à Junqueira, em direcção a Moncorvo e Vila Flor.

A foto anterior foi tirada a partir do edifício que se vê nesta. O poste de iluminação lá está, no meio da praça.






Durante muitos anos foi neste largo que se realizou a feira quinzenal que ainda hoje existe.
Este conjunto de fotos já é de início dos anos 30 do século passado pois em duas delas vê-se um marco de água (só já existe um exemplar destes) e eles foram colocados nessa época pois o projecto do abastecimento de água domiciliária e pública na Vila data de 1929. É pena que estas fotos não permitam mais ampliação (estes dois originais, em concreto, são de 5,5X4cms… e os maiores de 8X5,5cms!) mas elas revelam também um dos primeiros candeeiros de iluminação pública não eléctrica que existiram na Vila!

Esta foto é espectacular, pois mostra vários aspectos. As traseiras do antigo edifício do Tribunal e Câmara e lá estão as janelas das águas furtadas. Arua que ligava a Vila ao Prado, hoje avenida Ricardo de Almeida, a reconstrução do muro da cortinha da Casa Grande e ainda as obras de restauro nessa casa.
Nas legendas procuro chamar a atenção para estes e outros pormenores, como o estado em que se encontrava a rua que ligava ao Prado e é hoje a avenida Dr. Ricardo de Almeida ou a reconstrução do muro da cortinha da Casa Grande.







O Jardim Municipal e o Coreto


Entrada na Vila no sentido Macedo-Alfândega. Á esquerda, a zona onde hoje se encontra a casa da Cultura, ao fundo a casa da família Castro. Em frente o edifício de que vimos falando e à direita vê-se uma parte do Coreto, já concluído.


Como já referi, o início da construção do Jardim Municipal (pois levou anos até estar concluído) e a construção do Coreto foram anteriores ao novo edifício da Câmara Municipal.

Esta foto é bastante posterior. Já se vê o novo edifício da Câmara Municipal e o Jardim Municipal tomava a forma que teve durante muitas décadas.
Uma destas fotos mostra o antigo edifício do Tribunal e ao lado uma parte do coreto já construído. A outra foto apresenta já o novo edifício da Câmara Municipal e a área do Jardim Municipal em construção já com o Coreto (embora se veja muito mal, pois ficou atrás da árvore em primeiro plano). Note-se, em ambas as fotos, a ausência do edifício que haveria de ser Quartel dos Bombeiros Voluntários, o que também ajuda a determinar o período em que as fotos foram tiradas.

A construção do Coreto! Vejam se descobrem as colunas de que falo!
Mas, para mim, a foto mais especial deste grupo é aquela que mostra a construção do Coreto. Não me consta que exista outra foto a documentar esta obra. Ela permite observar que as mulheres também trabalharam na obra, revela o engenhoso sistema para levar a massa até à cúpula, a cofragem utilizada…mas só quando fiz uma ampliação ainda maior do que aquela que deixo aqui, descobri a coisa mais espantosa em que dificilmente acreditaria se não tivesse esta fotografia à minha frente. E penso que os leitores vão ficar tão admirados como eu: a cúpula do Coreto foi construída sem a sustentação de qualquer pilar, apenas suspensa numa complexa estrutura de madeira. Os pilares foram colocados depois! Não percebo nada de engenharia, mas parece que afinal sempre existe forma de começar a casa pelo telhado!
Acreditem que já observei a ampliação dezenas de vezes. Não existe ali nenhuma coluna, apenas madeira de pinho. As colunas de granito foram colocadas posteriormente e este facto, na minha modesta opinião, é algo de espantoso se olharmos para os “equipamentos” que foram utilizados e a foto documenta!

“Casa Grande” de Júlio Pereira


A Casa Grande de Júlio Pereira. Repare-se no estado da rua que então já se chamava Camilo Mendonça e anteriormente foi a rua do Lajeado.
A “Casa Grande” de Júlio Manuel dos Santos Pereira começou a ser construída por volta de 1912. Neste ano deu entrada um requerimento na Câmara Municipal, assinado por António Francisco Urze, na qualidade de Administrador dos bens de Júlio Pereira, a solicitar que fosse marcado o alinhamento do muro da propriedade e tirada a cota para a construção do portal de entrada. A propriedade onde foi construída a“Casa Grande” adquiriu-a Júlio Pereira em 1911 e foi através do documento que dirigiu em 17 de Setembro desse ano ao Conservador do Registo Predial (na realidade o documento foi apresentado a rogo, por Thomaz da Costa Pessoa, um dos assinantes do Auto de Proclamação da República…) que descobri finalmente o nome de uma rua que sabia ter existido mas nunca tinha localizado; a rua do Lajeado! Para os que não perceberam por que razão se retirou esse nome do local onde estava (actual Rua Francisco Maria Cordeiro, entre a 13 de Janeiro e a S. João de Deus) posso agora dar a razão: nos meus tempos de juventude ouvi várias vezes o nome de Lajeado associado à "Casa Grande"; sempre pensei que se tratasse da rua interior, agora pública, mas durante muito tempo privada, mas não, aquele documento é claro quanto a isso. Rua do Lajeado era o nome antigo da actual Rua Camilo de Mendonça (onde fica a “Casa Grande”) e esta nova designação já existia pelo menos em 1911! 

ALFÂNDEGA DA FÉ - RESISTIR NO NORDESTE
site de Francisco José Lopes

Sem comentários: