quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DIRETOR: FRANCISCO JOSÉ LOPES

De 21/09/1993 a 20/04/1997: Diretor Executivo

 De 25/06/2009 até 13/10/2014: Diretor


Maria de Lurdes Reis Rodrigues (Lisboa19 de março de 1956) é uma professora universitária e política portuguesa.

Ministra da Educação (2005-2009

Em 2007, foi criada a empresa Parque Escolar e lançado o Programa de Requalificação das Escolas Secundárias , que abrange mais de 300 das cerca de 500 escolas com ensino secundário existentes. As primeiras fases do programa foram objecto de avaliação realizada pela OCDE .
Também em 2007, foi lançado o Plano Tecnológico da Educação visando a modernização das escolas básicas e secundárias, nomeadamente dotando-as de recursos informáticos. Em resultado do Plano, o número de alunos por computador passou de 18, em 2005, para cinco, em 2009. É neste quadro que se concretiza o programa e.escolinha e de distribuição do Portátil Magalhães .

Entre 2005 e 2009, foi Ministra da Educação do XVII Governo Constitucional, tendo lançado e realizado diversas reformas. Particularmente controversas foram as reformas da carreira docente e da avaliação de desempenho dos docentes, as quais foram alvo de contestação interna por professores e sindicatos , pelos partidos da oposição e por alguns sectores do Partido Socialista.

Ministra da Educação esconde que foi professora primária?


Várias vezes esta questão tem sido colocada, na medida em que na sua biografia não aparece qualquer alusão ao facto de ter sido professora primária. Ainda hoje oCorreio da Manhã, na entrevista que a ministra concedeu, diz: "PERFIL - Maria de Lurdes Reis Rodrigues nasceu em Lisboa no dia 19 de Março de 1956. Licenciou-se em Sociologia no ISCTE, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa, em 1984. Em 1996, doutorou-se em Sociologia no ISCTE e fez provas de agregação em Sociologia em 2003. Foi presidente do Conselho Científico do ISCTE entre 2004 e 2005, foi docente do ISCTE de 1986 a 2005, investigadora do CIES, Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia de 1997 a 2002, representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE. É ministra da Educação desde 2005". Este facto ajuda a perceber um documento que circular na Internet desde o passado 10 de Abril: "Ainda a propósito da carta do ex-professor da Ministra - Já posso confirmar. A ministra da educação foi professora primária, tirou a licenciatura em Sociologia, no ISCTE, como estudante trabalhadora, aos 28 anos de idade. No curriculum oficial, incluído no portal do Governo, esse facto é omitido. Foi aluna de Raul Iturra. Fez tese de doutoramento com João Freire, o sociólogo a quem encomendou o estudo que esteve na base do novo ECD. O ex-professor de Maria Lurdes Rodrigues, no ISCTE, o prof. Raul Iturra, escreveu um texto muito crítico e irónico em relação à forma de agir da ministra para com os professores. Vale a pena ler e verificar como é que a mente humana é uma 'coisa' complexa. Maria de Lurdes Rodrigues foi, na década de 80, uma estudante radical, fortemente influenciada pelo marxismo. Vinte anos depois mostra uma face completamente diferente: intolerante, autoritária e inflexível. Como é que se pode passar, em vinte anos, da extrema-esquerda para a defesa do liberalismo selvagem? Como é que é possível uma antiga professora primária mostrar tanto desamor e desconfiança pelos professores? Como é que uma antiga professora primária pode manifestar tanto desconhecimento sobre a complexidade do trabalho do professor?" Leia o curriculum oficial da senhora no site do Governo....

Sem comentários: